Retorno do Investimento em Energia Solar

Retorno do Investimento em Energia Solar

Diante de um cenário ainda novo, muitos se perguntam se investimento em energia solar fotovoltaica é financeiramente viável. Esta dúvida pode surgir na hora de fazer um orçamento para adquirir o sistema. Mas os custos dos equipamentos estão cada vez mais baratos, sem contar que com o sistema, a conta de luz pode reduzir em até 95% do valor.

A Tarifa de Energia

A tarifas de energia no país são medidas em R$/kWh, e variam muito conforme a distribuidora de energia local, o tipo de cliente (grupo A ou B e suas variações) e a Bandeira Tarifária vigente no período de apuração.

Dessa maneira, esse é o item mais importante quando se trata de analisar o retorno do investimento em energia solar fotovoltaica, uma vez que quanto maior a tarifa, mais viável financeiramente é a instalação de energia solar, que tem o objetivo de economia de energia e menor o tempo de retorno de investimento.

A variável da alta da Energia (Inflação Energética)

A inflação energética sempre foi preocupante e a partir do momento em que você gera a sua própria energia, não importa mais que essa tarifa energética suba, nada se altera na parcela da conta de luz que você gera.

A inflação energética oscila por diversos fatores. Um deles são as dívidas do governos com as distribuidoras por ações artificiais que no passado tinha o objetivo de baixar a conta de luz dos consumidores e que no futuro gerou um rombo enorme nas contas das concessionárias e um efeito reverso, fazendo com que as tarifas subissem muito mais apenas um ano depois da queda.

A atual situação dos reservatórios das hidrelétricas no país também é outro fator que deve acarretar ainda mais para o aumento das contas de luz, com os subsistemas Sudeste, Centro-Oeste e Sul estáveis, porém não em condições ideais. Já nos subsistemas Norte e Nordeste a situação é problemática, com o nível dos reservatórios tão baixos que podem inviabilizar a geração elétrica.

Não menos importante, as Bandeiras Tarifárias instituídas vigorarem quando há um evento que aumente o custo da energia gerada no país. Por exemplo, escassez de água nos reservatórios, gera a necessidade de serem ligadas usinas termelétricas com custos altíssimos. Isso significa que naquele período a bandeira vem vermelha e o consumidor arcará com os custos disso.

Afinal, se a energia solar reduz conta de luz e é isso que você precisa, o que está esperando para investir? Fale Conosco!

Compartilhe este Post
FAZER ORÇAMENTO GRATUITO!