Comparando o retorno do investimento em Energia Solar aos ativos do Mercado Financeiro

Comparando o retorno do investimento em Energia Solar aos ativos do Mercado Financeiro

Toda vez que investimos em algo temos que analisar quais as outras opções que teríamos, a opção mais inteligente é sempre investir na opção que pelo mesmo risco oferece um retorno maior.

O investimento em energia solar pode definitivamente ser comparado aos ativos do mercado financeiro, dado que envolve um dispêndio de capital que retorna ao longo dos anos, pelo menos 25 anos (tempo de vida útil do sistema instalado).

As variáveis Técnicas

Quanto maior um sistema fotovoltaico, menor é o seu custo por Watt. No caso de sistemas de Pessoas Jurídicas, por exemplo, o retorno do investimento em energia solar ainda maior que o de residências se a tarifa for a mesma. Isso ocorre porque há ganhos de escala, como no custo dos inversores, da mão de obra e do projeto, que se diluem mais com sistemas de maior porte.

Também há uma variação de disponibilidade solar, de região para região. No Brasil, em média, a disponibilidade de radiação é bem alta, porém, o raio do menor para o maior pode ir de 1.300 HSP até 2.200 HSP (Horas de Sol Pico), interferindo diretamente na geração de energia ao longo do ano, o que gera uma variação no retorno do investimento em energia solar.

Outros fatores que também variam é a área de telhado e a orientação dos sistemas que devem ser instalados na posição ideal para maior aproveitamento dos raios solares.

A Variável do Ganho Patrimonial

Pesquisa criada pelo Lawrence Berkeley Lab, divulgada no jornal New York Times, com 23 mil proprietários de imóveis em oito estados americanos, demonstrou que todos os clientes que adquiriram um sistema solar fotovoltaico de 3,6 kWp viram seus imóveis ganharem uma valorização de pelo menos US$ 15 mil em seu valor de mercado, perante imóveis similares que não possuíam energia solar.

Nesse sentido, é impossível falar sobre retorno do investimento em energia solar e não se falar no ganho patrimonial gerado pelo mesmo. Além de todo retorno financeiro gerado com a economia de energia, há ainda um ganho patrimonial significativo no valor do imóvel, que paga com folga o custo do sistema fotovoltaico.

Afinal, se a energia solar reduz conta de luz e é isso que você precisa, o que está esperando para investir? Fale Conosco!

Compartilhe este Post
FAZER ORÇAMENTO GRATUITO!