O crescimento do mercado de energia fotovoltaica no Brasil mostra que a alternativa é a escolha de muitos brasileiros que querem fugir do aumento na tarifa, seja para imóveis residenciais ou comerciais.
Renovável e limpa, a energia solar vêm se destacando no mundo todo como uma alternativa mais sustentável e econômica. O Brasil é um dos países mais propícios ao uso sistema de energia solar, afinal, temos sol o ano todo. Além da alta incidência solar, a crise hídrica é um forte impulsionador para aumentar o investimento em sistemas fotovoltaicos.
Sim! A energia solar reduz conta de luz e a economia pode chegar até 95%. O valor dependerá da quantidade de energia gerada, do consumo e da tarifa local. A conta só não chega a ser zerada porque é necessário fazer o pagamento de taxas fixas referentes ao serviços da distribuidora de energia elétrica.
O ano de 2022 revela uma oportunidade perfeita para investimento na energia solar já que, a partir de 2023, a compensação de crédito contará com uma “taxação do sol”, determinada pela nova legislação divulgada em janeiro de 2022. Ou seja, se você está pensando em gerir a própria energia e quer se beneficiar do modelo atual a hora é agora.
O valor dependerá do consumo e da tarifa aplicada pela distribuidora local. Isso porque a redução diz respeito ao programa de compensação de créditos de energia solar determinado pela Aneel.
Com isso, quem tem um sistema fotovoltaico produz energia que será usada no local e todo o excedente gerado pelo seu sistema fotovoltaico é “emprestado” à rede distribuidora que devolve em compensação de créditos na conta de luz. Os créditos possuem validade de 60 meses e podem ser realocados para outras unidades consumidoras.
Como vimos, ao optar pela energia solar não é preciso preocupar-se com as oscilações das bandeiras tarifárias devido à crise hídrica, além de obter um bom retorno financeiro com o investimento.
Afinal, se a energia solar reduz conta de luz e é isso que você precisa, o que está esperando para investir? Fale Conosco!