Em regra, a recomendação é que a limpeza dos painéis seja feita anualmente. Em localidades com baixo índice de chuvas e/ou onde existe muita poeira e poluição, o ideal é que o procedimento seja realizado no intervalo de 6 meses. No entanto, a necessidade de uma limpeza, de uma forma simples, pode ser constatada com uma checagem visual nos painéis solares. Caso estejam sujos, está na hora de passar um pano úmido neles.
Como já dito, à medida que a sujeira toma conta dos painéis, sua produção de energia diminui. Assim, uma fina camada de poeira já é suficiente para causar perdas na produção de energia do painel, perda essa que gira em torno de 5%.
Entretanto, quando os painéis solares ficam realmente cobertos de sujeira, como em uma casa próxima a uma grande avenida, em áreas agrícolas ou em locais pouco chuvosos, a perda de produção de energia solar fotovoltaica pode ultrapassar os 20%. Por isso é tão importante mantê-los limpos.
Para a limpeza, as seguintes recomendações podem ser seguidas:
Existem diferentes ações que podem contribuir para o aumento da vida útil de todo o sistema solar. A exemplo, uma boa instalação elétrica feita por profissionais qualificados é o primeiro passo para manter todos os equipamentos em ordem e livres de danos.
Assim, é sempre recomendado que o cliente aproveite a instalação do gerador fotovoltaico para fazer uma revisão nas instalações elétricas do local, realizando os ajustes que forem necessários. Isso porque é muito comum que instalações elétricas com padrões antigos não disponham de aterramento, por exemplo, o que aumenta os riscos de curtos.