Os painéis fotovoltaicos possuem uma longa vida útil, em torno de 25 anos, e durante este período, normalmente, as manutenções são anuais, feitas preventivamente e para realizar a limpeza do seu equipamento.
Uma dúvida frequente sobre os sistemas solares, diz respeito a manutenção: Sim, é necessário fazer a manutenção dos painéis, mas você sabia que esta manutenção é mais simples e acessível do que você imagina?
Como dito, apesar de apresentarem um custo de manutenção reduzido, os sistemas de produção de energia solar não dispensam totalmente alguns cuidados. Com uma certa regularidade, é necessário fazer intervenções nos equipamentos, tanto de forma preventiva quanto corretiva.
Um exemplo comum, porém de grande importância, é a limpeza dos painéis solares. Isso porque, com o passar do tempo, a poeira e outros detritos vão se acumulando sobre as placas, prejudicando a passagem de luz e, consequentemente, a capacidade de geração de energia do sistema fotovoltaico.
Diversos fatores afetam a produção de energia dos painéis solares, mas a sujeira pode ser um dos principais e, também, o mais fácil de se corrigir. Segundo afirmam especialistas, painéis solares sujos não geram tanta energia quanto painéis limpos.
A perda de potencial de geração pode chegar a 25% em alguns casos, aponta o laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL). No mesmo sentido, empresas de energia solar relatam perdas de até 30% em casos em que o usuário nunca realizou a limpeza dos painéis — isso em situações extremas, em locais onde há uma baixa incidência de chuvas.
A manutenção de energia solar é uma medida altamente recomendada quando o assunto é garantir o bom funcionamento do sistema e aumentar a sua vida útil. A limpeza das placas, apesar de simples, faz uma grande diferença no funcionamento do sistema, de modo que os seus clientes precisam estar cientes dessa necessidade e o seu negócio deve estar preparado para auxiliá-los sempre que necessário.