Apesar de ser cada vez mais popular no Brasil, a energia solar costuma levantar algumas dúvidas frequentes. Como ela funciona, qual é a capacidade de produção, como usar a energia solar à noite, essas e outras questões ainda geram dúvidas entre os consumidores. Conheça as 7 principais dúvidas sobre energia solar.
A energia solar é produzida dentro dos sistemas compostos pelos painéis e inversores. Os módulos fotovoltaicos (conhecidos como placas solares) conseguem captar a luz do sol, transportando essa energia para o inversor solar, onde é transformada em energia elétrica. Ou seja, a energia é gerada a partir do efeito fotovoltaico.
Há ainda outras formas de energia solar, como a energia térmica e outras. Apesar de terem funcionamentos diferentes, o princípio é o mesmo: a partir da exposição aos raios solares, o sistema consegue captar a energia necessária para funcionar e chegar ao efeito desejado.
A potência da energia solar depende da capacidade de captação e produção. Ou seja, além das condições naturais de luminosidade e calor do sol de acordo com o dia e a época do ano, também dependerá do sistema instalado, como as características dos painéis e a capacidade de armazenamento da energia.
O Sol é uma das mais importantes fontes de energia. Utilizado há vários anos pela humanidade como fonte de calor, há algum tempo ele já vem sendo usado também para produzir energia elétrica.
A energia solar é considerada uma fonte de energia primária, pois é originada na natureza e utilizada de forma direta. Desta forma, portanto, a energia elétrica ou a energia térmica geradas a partir da energia solar são consideradas fontes de energia secundárias.
Ou seja, fontes de energia primárias consistem em toda forma de energia oriunda da natureza, enquanto fontes secundárias são os produtos de processos de transformação de energia primária criados pelo homem.
As fontes de energia primária apresentam diversas vantagens, especialmente a energia solar, que está ampla e facilmente disponível para captação em todo o mundo de forma gratuita, o que permite utilizá-la para a realização de diferentes trabalhos de forma muito mais econômica e sustentável, como a geração de energia limpa por painéis fotovoltaicos.